REVELAÇÕES BÍBLICAS SOBRE A VIDA APÓS A MORTE.

 

Quando o assunto é o que acontece após a morte, não adianta recorrer ao limitado conhecimento humano e sua ciência, nem à limitada filosofia humana e sua imaginação e teorias.

 

Felizmente podemos basear a nossa fé naquilo que nos revela Deus através das Sagradas Escrituras. Vejamos o que Deus Pai nos revelou através de Moisés e dos Profetas, no Antigo Testamento, e através do próprio Jesus Cristo, o Divino Filho encarnado que desceu do Céu para nos dar as boas novas da Vida Eterna, e através de seus Apóstolos, no Novo Testamento.

 

No Antigo Testamento, Deus fez algumas revelações a Moisés e aos Profetas sobre a esperança no ressurgir da morte , sobre a vinda do Messias, sobre a vida no Paraíso:

Exodo 3,6: [Deus disse:] Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó.
1 Samuel 2,6: [Profeta Samuel disse:] O Senhor é quem dá a morte e a vida, faz descer à morada dos mortos e de lá voltar.

Isaías 25, 8: [Profeta Isaías disse:]  .... fará desaparecer a morte para sempre.

Salmo 49,15: [Profeta Davi disse:] Deus resgata a minha vida, tira-me das garras da morte, e me toma consigo.

Isaías 26,19: [Profeta Isaías disse:] Mas, os teus mortos hão de reviver e seus cadáveres se levantarão.

Daniel 12,2: [Profeta Daniel disse:] Muitos que dormem no pó despertarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha e a infâmia eternas.
Isaías 66, 24: [Profeta Isaías disse:] hão de ver os cadáveres daqueles que se rebelaram contra mim[Deus] , pois o verme que os corrói jamais morre e o fogo que os consome jamais se apaga: coisa asquerosa para toda a carne.

Jeremias 33,14-16: [Profeta Jeremias disse:] Dias virão — oráculo do Senhor —, quando cumprirei as promessas que fiz à casa de Israel e à casa de Judá. Naqueles dias, naquele tempo, farei brotar de Davi um rebento dado à justiça, que vai implantar a justiça e o direito no país. Nesse dia Judá estará salvo, Jerusalém vai se deitar confiante e o nome que lhe darão será Senhor-Nossa-Justiça. 

Isaías 11,1-10: [O Profeta Isaías disse:] Do tronco de Jessé sairá um ramo, um rebento nascerá das suas raízes. Sobre ele pousará o espírito de Javé: espírito de sabedoria e inteligência, espírito de conselho e fortaleza, espírito de conhecimento e temor de Javé. A sua inspiração estará no temor de Javé. Ele não julgará pelas aparências, nem dará a sentença só pelo que ouvir dizer. Ele julgará os fracos com justiça, dará sentenças retas aos pobres da Terra. Ele ferirá o violento com o ceptro da sua boca, e matará o ímpio com o sopro dos seus lábios. A justiça será o cinto da sua cintura, a fidelidade cingir-lhe-á os rins. O lobo será hóspede do cordeiro, a pantera deitar-se-á ao lado do cabrito; o bezerro e o leãozinho pastarão juntos, e um menino os guiará; pastarão juntos o urso e a vaca, e as suas crias ficarão deitadas lado a lado, e o leão comerá feno como o boi. O bebê brincará no buraco da cobra venenosa, a criancinha enfiará a mão no esconderijo da serpente. Ninguém agirá mal nem provocará destruição no meu monte santo, pois a Terra estará cheia do conhecimento de Javé, tal como as águas enchem o mar. Naquele dia, a raiz de Jessé erguer-se-á como bandeira para os povos; para ela correrão as nações, e a sua moradia será gloriosa.

 

No Novo Testamento, o Divino Pai enviou à Terra o Divino Filho, a Palavra de Deus encarnada, Jesus de Nazaré, o Deus Conosco, para nos revelar a boa noticia da Vida Eterna:

Ninguém jamais viu o Pai apenas Jesus, o Filho, o revelou. Ninguém jamais desceu dos céus, apenas Jesus o fez. Jesus nos revela a boa noticia da ressurreição, isto é, morrer nesta vida temporal e ressurgir na vida eterna. Morrer uma só vez. Ressurgir em um piscar de olhos. Ressurgir num corpo glorioso. Jesus foi o primeiro a ressurgir dos mortos. Depois da ressurreição de Jesus, todo ser humano ressurge dos mortos e entram na vida eterna. Quem crê em Jesus está salvo e irá gozar a vida eterna com o Pai. Quem não crê em Jesus está condenado a viver a vida eterna longe do Pai.

 

Apocalipse 22,16: [Jesus disse:] Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos dar este testemunho sobre as Igrejas. Eu sou o rebento e a raiz de Davi.

Apocalipse 1,18: [Jesus disse:] tenho as chaves da morte e da região dos mortos.
João 10,28: [Jesus disse:] Eu lhes dou a vida eterna

João 11:25-26: [Jesus disse:] Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá.

Mateus 22,31-32: [Jesus disse:] Quanto à ressurreição dos mortos, não lestes o que Deus vos disse [em Exodo 3,6] :  Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó ? Ora, Ele não é Deus dos mortos, mas Deus dos vivos.

João 5,29: [Jesus disse:] os que praticaram o bem irão para a ressurreição da vida, e aqueles que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados.

Mateus 22,30: [Jesus disse:] Na ressurreição, os homens não terão mulheres nem as mulheres, maridos; mas serão como os anjos de Deus no céu.

Marcos16,15-16: [Jesus disse:] Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade. Quem acreditar e for batizado, será salvo. Quem não acreditar, será condenado.

João6,40:  [Jesus disse:] Esta é a vontade do meu Pai: que todo homem que vê o Filho e nele acredita, tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

Mateus4,17:  [Jesus disse:] Convertam-se, porque o Reino do Céu está próximo.

Lucas4,43:  [Jesus disse:] Devo anunciar a Boa Notícia do Reino de Deus

João14,6:    [Jesus disse:]  Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim

João4,26: [Jesus disse:]  Esse Messias sou eu, que estou falando com você. 

Mateus26,28;Lucas22,20: [Jesus disse:] isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados.

Marcos10,45:  [Jesus disse:]  o Filho do Homem não veio para ser servido. Ele veio para servir e para dar a sua vida como resgate em favor de muitos.

João6,39-40:        [Jesus disse:] Esta é a vontade do meu Pai: que todo homem que vê o Filho e nele acredita, tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia

João6,54:  [Jesus disse:] Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia

Lucas16,19-31:      [Jesus disse:] (...) o pobre morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. Morreu também o rico, e foi enterrado. No inferno, em meio aos tormentos, o rico levantou os olhos, e viu de longe Abraão, com Lázaro a seu lado. (...)Abraão respondeu: (...)há um grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, nunca poderia passar daqui para junto de vocês, nem os daí poderiam atravessar até nós

João11,25: [Jesus disse:] Eu sou a ressurreição e a vida. Quem acredita em mim, mesmo que morra, viverá

Mateus25,46:  [Jesus disse:] estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna 

João5,24:   [Jesus disse:] Eu garanto a vocês: quem ouve a minha palavra e acredita naquele que me enviou, possui a vida eterna,não será condenado, porque já passou da morte para a vida

João8,51:  [Jesus disse:] Eu garanto a vocês: se alguém guarda a minha palavra, jamais verá a morte [Jesus disse:] Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer dar.

Mateus 18,3-4 [Jesus disse:] Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus. Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos céus.

Atos dos Apóstolos 24,15: [Apóstolo Paulo disse:] há de haver a ressurreição dos justos e dos pecadores.

Hebreus 9,2: [Apóstolo Paulo disse:] está determinado que os homens morram uma só vez, e depois vem o julgamento

1Corintios 15,3-8: [Apóstolo Paulo disse:] Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e, ao terceiro dia, foi ressuscitado, segundo as Escrituras; e apareceu a Cefas e, depois aos Doze. Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. Depois, apareceu a Tiago depois, a todos os apóstolos;  por último, apareceu também a mim.

1Corintios 15,12-19 :  [Apóstolo Paulo disse:] Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como podem alguns dentre vós dizer que não há ressurreição dos mortos? Se não há ressurreição dos mortos, então Cristo não ressuscitou. E se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é sem fundamento, e sem fundamento também é a vossa fé. Se os mortos não ressuscitam, estaríamos testemunhando contra Deus que ele ressuscitou Cristo enquanto, de fato, ele não o teria ressuscitado. Pois, se os mortos não ressuscitam, então Cristo também não ressuscitou. E se Cristo não ressuscitou, a vossa fé não tem nenhum valor e ainda estais nos vossos pecados. Então, também pereceram os que morreram em Cristo. Se é só para esta vida que pusemos a nossa esperança em Cristo, somos, dentre todos os homens, os mais dignos de compaixão.

1Corintios 15,20-24: [Apóstolo Paulo disse:] Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. Como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos serão vivificados. Cada qual, porém, na sua própria categoria: como primícias, Cristo; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a seu Deus e Pai, depois de destruir todo principado e toda autoridade e poder.

1Corintios 15,35-38:  [Apóstolo Paulo disse:] Mas, dirá alguém, em que forma é que os mortos vão ressuscitar? Com qual corpo voltarão? Insensato! Aquilo que semeias morre primeiro e só depois é vivificado; e o que semeias não é a planta já desenvolvida — como será mais tarde —, mas um simples grão, digamos, de trigo ou de qualquer outro cereal; e, de acordo com sua vontade, Deus dá um corpo a esse grão, como dá a cada uma das sementes o seu corpo particular.

1Corintios 15,42-44:  [Apóstolo Paulo disse:] com a ressurreição dos mortos: semeado corruptível, o corpo ressuscita incorruptível;semeado na humilhação, ressuscita na glória; semeado na fraqueza total, ressuscita no maior dinamismo;semeia-se um corpo só com vida natural, ressuscita um corpo espiritual. Se existe corpo só com vida natural, existe também corpo espiritual.

1Corintios 15,51-52: [Apóstolo Paulo disse:] Vou ainda revelar-vos um mistério: nem todos morreremos, mas todos seremos transformados.Num instante, num piscar de olhos, ao soar da trombeta final — pois a trombeta soará —, não só os mortos ressuscitarão incorruptíveis, mas nós também seremos transformados.

I Tessalonicenses 4,16-17: [Apóstolo Paulo disse:] Quando for dado o sinal, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, o mesmo Senhor descerá do céu e os que morreram em Cristo ressurgirão primeiro.Depois nós, os vivos, os que estamos ainda na terra, seremos arrebatados juntamente com eles sobre nuvens ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.
Colossenses 1,15-20:
[Apóstolo Paulo disse:] dai graças ao Pai que vos tornou dignos de participar da herança dos santos, na luz. Foi ele que nos livrou do poder das trevas, transferindo-nos para o reino do seu Filho amado, no qual temos a redenção, o perdão dos pecados.Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,pois é nele que foram criadas todas as coisas, no céu e na terra, os seres visíveis e os invisíveis, tronos, dominações, principados, potestades; tudo foi criado através dele e para ele..Ele existe antes de todas as coisas e nele todas as coisas têm consistência..Ele é a Cabeça do corpo, que é a Igreja; é o princípio, Primogênito dentre os mortos, de sorte que em tudo tem a primazia. Pois Deus quis fazer habitar nele toda a plenitude e, por ele, reconciliar consigo todos os seres, tanto na terra como no céu, estabelecendo a paz, por meio dele, por seu sangue  derramado na cruz. Também a vós que, outrora, vivíeis afastados e éreis inimigos, só pensando em obras más, agora, no tempo presente, ele vos reconciliou pelo corpo carnal do seu Filho, entregue à morte, a fim de que possais comparecer diante dele como santos, íntegros e irrepreensíveis….Isso, enquanto permaneceis bem fundados na fé, sem vos desviardes da esperança dada pelo evangelho que ouvistes, pregado a toda criatura debaixo do céu e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.
Filipenses 3,18-21 [Apóstolo Paulo disse:] Porque há muitos por aí, de quem repetidas vezes vos tenho falado e agora o digo chorando, que se portam como inimigos da cruz de Cristo,cujo destino é a perdição, cujo deus é o ventre, para quem a própria ignomínia é causa de envaidecimento, e só têm prazer no que é terreno.Nós, porém, somos cidadãos dos céus. É de lá que ansiosamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,21.que transformará nosso mísero corpo, tornando-o semelhante ao seu corpo glorioso, em virtude do poder que tem de sujeitar a si toda criatura.

2 Coríntios 5:1 [Apóstolo Paulo disse:] De fato, sabemos que, se a tenda em que moramos neste mundo for destruída, Deus nos dá outra moradia no céu, que não é obra de mãos humanas e que é eterna.
2 Pedro 3,8 [Apóstolo Pedro disse:] Ora, uma coisa não podeis desconhecer, caríssimos: para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos como um dia.

2 Pedro 3,13 [Apóstolo Pedro disse:] O que esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça.
Apocalipse 7:13-17 [Apóstolo João disse:] Então, um dos Anciãos falou comigo, perguntando: “Estes, que estão vestidos com túnicas brancas, quem são e de onde vieram?” Eu respondi: “Tu é que sabes, meu senhor”. Ele então me disse: “Estes são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas vestes no sangue do Cordeiro. Por isso, estão diante do trono de Deus e lhe prestam culto, dia e noite, no seu santuário. E aquele que está sentado no trono os abrigará na sua tenda. Nunca mais terão fome, nem sede. Nem os molestará o sol, nem algum calor ardente.Porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os conduzirá às fontes da água vivificante. E Deus enxugará toda lágrima de seus olhos.”
Apocalipse 21:1-4 [Apóstolo João disse:] Vi então um novo céu e uma nova terra. Pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, vestida como noiva enfeitada para o seu esposo.Então, ouvi uma voz forte que saía do trono e dizia: “Esta é a morada de Deus-com-os-homens. Ele vai morar junto deles. Eles serão o seu povo, e o próprio Deus-com-eles será seu Deus.Ele enxugará toda lágrima dos seus olhos. A morte não existirá mais, e não haverá mais luto, nem grito, nem dor, porque as coisas anteriores passaram”.
Apocalipse 21:1-4 [Apóstolo João disse:] Quanto aos covardes, infiéis, corruptos, assassinos, devassos, feiticeiros, idólatras e todos os mentirosos, o lugar deles é o lago ardente de fogo e enxofre, ou seja, a segunda morte”.
Apocalipse 21,23 [Apóstolo João disse:]  [A Jerusalem celeste] não precisa de sol nem de lua que a iluminem, pois a glória de Deus é a sua luz e a sua lâmpada é o Cordeiro.
Apocalipse 21,25 [Apóstolo João disse:]  [Na Jerusalem celeste] Suas portas não precisam de ser fechadas cada dia, pois já não haverá noite;

Apocalipse 21,27 [Apóstolo João disse:] [Na Jerusalem celeste]  Nunca mais entrará nela o que é impuro, nem alguém que pratique a abominação e a mentira. Entrarão nela somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.



Textos selecionados sobre o assunto:

C.S.Lewis : A gratuidade do amor de Deus em http://www.deciomedeiros.com.br/teologia/operdaogratuitodeDeus.htm

Joseph Ratzinger: Ressurreição do homem integral e mundo integral em http://www.deciomedeiros.com.br/teologia/vidaeternaJosephRatzinger.html